MAIS DE 117 MIL CIDADÃOS AGENDARAM O ATENDIMENTO ATRAVÉS DO SIGAV
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A 04 de Setembro de 2020, o SENAMI introduziu o Sistema de Gestão de Agendamentos e Validações (SIGAV), também conhecido por sistema de atendimento por marcação, com vista a promover distanciamento físico entre os requerentes de documentos migratórios e contribuir na prevenção da pandemia da Covid-19.
Desde então até 26 de Maio corrente, foram registados 117.699 agendamentos, dos quais 83.069 para cidadãos nacionais e 34.630 para estrangeiros.
Os documentos mais solicitados durante este período foram:
- Passaporte (80.723) ↔ (69%)
- DIRE (21.928) ↔ (19%)
- Prorrogação de Vistos (11.830) ↔ (10%)
De recordar que para efectuar a marcação de atendimento, o requerente dispõe de três (03) opções, designadamente:
- Aceder ao portal senami.gov.mz (disponível 24h) e seguir as instruções disponíveis, que consistem em:
- Selecionar se pretende obter documento para nacionais ou para estrangeiros;
- Seleccionar o documento que pretende obter;
- Preencher correctamente o formulário disponibilizado e submetê-lo (seleccionar a opção gravar);
- Seleccionar a opção confirmar e agendar;
- Seleccionar a opção pesquisar;
- Seleccionar a opção confirmar.
Terminado este processo, o requerente recebe uma mensagem que indica a data e a hora em que deverá se dirigir à Direcção Provincial de Migração para captação de dados.
- Ligar gratuitamente à central de atendimento do SENAMI através do número 90243 e falar com o operador da linha (disponível das 07h30 às 15h30).
- Agendar de forma presencial na Direcção Provincial de Migração (disponível das 07h30 às 15h30).
O requerente que não tenha possibilidade de realizar a marcação através do portal ou de chamada telefónica, deverá dirigir-se à Direcção Provincial de Migração da área da sua residência para realizar a marcação presencial, com assistência de membro do SENAMI.